jeudi 30 avril 2009

Um pouquinho de design

A enssib, como normalmente acontece, tem as suas próprias publicações; geralmente obras de professores ou pesquisadores ligados à escola que publicam assuntos ligados ao mundo das bibliotecas, da informação e do livro.

Em busca de uma renovação de sua identidade visual, as Presses de l’enssib chamaram um ateliê gráfico moderninho para fazer o trabalho. A idéia inicial era de fazer algo com mais cor, mais vivo e não austero, mas ainda guardando a seriedade.
A solução encontrada para as duas coleções existentes foram :

1. uma capa que tivesse a foto de origamis,
2. títulos e autores no alto, uma cor forte Pantone para o fundo e, no meio, uma grande letra em relevo (evocando as impressões de livros antigos).

De fato, foram boas escolhas : a escolha de uma só cor e de um elemento de ilustração, nos dois casos, não deixou a capa carregada, mas sim com um visual simples, correspondendo bem ao estilo francês (que, por acaso, é um pouco mais simples e discreto que o brasileiro).

No entanto, eles escolheram uma tipografia bem personalizada (que me agrada!), mas o fato dela ter pequenos detalhes facilmente reconhecíveis faz com que a coleção seja associada à qualquer outra coisa que utilize esse mesmo tipo (já que se trata de uma fonte acessível à todos – sem direitos de exclusividade).

Além disso, o restante da coleção ainda não foi definido. Mesmo que ainda não se saiba quantos livros a coleção terá, acho que é mais lógico e organizado se a agência oferece uma sugestão das cores que devem ser utilizadas futuramente. A coleção deve ser uma obra gráfica em si ter uma coerência de cores bem definidas (essa não definição inicial pode criar algumas dificuldades no futuro).

3 commentaires:

  1. faltam fotos no seu post!

    RépondreSupprimer
  2. ai! ja pensei sobre isso, Mary! tento colocar os links pra compensar a falta de images! Mas é verdade que às vezes fica dificil de explicar!
    =)

    RépondreSupprimer
  3. design no blog da sis!
    gostei! =)

    RépondreSupprimer