mercredi 22 avril 2009

Biblioteca Digital Mundial da Unesco

A grande novidade sobre as tais das bibliotecas digitais é a Biblioteca Digital Mundial da Unesco (BMN, World Digital Library). Anunciada como uma das três grandes bibliotecas digitais, junto com Europeana e Google Book Search, ela disponibiliza documentos raros de diversas bibliotecas internacionais (como a Biblioteca Nacional do Brasil).

A nova biblioteca é apresentada em 7 línguas, entre elas o português, o que é realmente útil para o Brasil já que ainda não somos uma referência no quesito bibliotecas digitais. A contribuição brasileira é, por enquanto, de 157 documentos (que são sobretudo mapas e fotos antigas).

Particularmente, achei interessante o modo de exibição do site que vai mais no sentido descoberta, que pode ser explorado por qualquer um, sem que você procure exatamente um livro, permitindo uma visita pelo simples prazer de descobrir. Enquanto que outras bibliotecas digitais partem geralmente de uma pesquisa feita pelo usuário e oferecem alguns percursos de descoberta. Na BNM não existe nem a opção pesquisa avançada, vai de você fazer uma pesquisa geral e depois ir filtrando os resultados pelas opcões que aparecem à esquerda.

E pensar que há uns 3 anos, eu só via como era um livro manuscrito quando um professor levava seu grande livro caro sobre manuscritos e mostrava durante a aula. Agora, é só entrar na internet e ver o que quiser, dando um super zoom em cada detalhe, em cada iluminura.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire