samedi 25 avril 2009

Pela internet...

Recentemente, tive uma aula sobre base de dados, mas que, na realidade, poderia ter sido chamada de “Como fazer uma pesquisa sem usar o google”. Como se isso fosse possível porque já pra procurar os tais sites, eu, particularmente, prefiro digitar uma palavra principal no google do que digitar todo o endereço do site (e correr o risco de errar uma letra e ter que redigitar).

De qualquer forma, essas descobertas de sites com milhões de informações são um pouco assustadoras, mesmo se você tem consciência da imensidão da internet, não da pra ter uma noção do que é. Sempre que você acha algo novo, é uma bela surpresa. Então, com google ou sem google, minha intenção é de partilhar algumas dessas descobertas e ocasionar algumas horas “perdidas” na vida de quem decidir explorar estes sites.

Começando pelo ramo bibliotecas digitais, o natural seria falar de Europeana ou Googlebooks mas como falei delas no post anterior, vou direto para o site da Bnf. Além das exposições virtuais que a biblioteca propõe, o site da sua biblioteca digital, que se chama Gallica, é sensacional : possibilidade de criação de sua própria conta para separar documentos, salvar pesquisas, navegação fácil e disponível em português.

Sobre enciclopédias e dicionários interessantes, temos disponível em um só site o Thresor de la langue française de 1606 e outros dicionários franceses do século XVIII, e em um outro site a Encyclopédie; sim, aquela de Diderot e d’Alembert. Por que isso é interessante? Porque você pode estar lendo alguma coisa escrita nessa época e pode perceber que talvez o sentido de algumas palavras não seja exatamente o mesmo do atual, pequenas sutilezas que enriquecem um texto.

Como base de dados, quer dizer, sites com o conteúdo ou os resumos de artigos publicados em revistas cientificas, colóquios, conferências, etc., o site do CAIRN apresenta o texto integral de 201 revistas de ciências humanas e sociais, parte dele é possível comprar e consultar mas uma outra parte é gratuita (conteúdo em francês). Como esse site, existem tantos outros que, no entanto, pedem um login que as instituições geralmente disponibilizam para os alunos, à partir de consortiums, as faculdades acabam assinando várias base de dados de uma só vez.

Com relação a obras de artes e imagens, o site Joconde apresenta o catalogo das coleções dos museus da França; o que quer dizer que, se você vai ao Louvre, não precisa ficar se matando pra tirar milhões de fotos, que inclusive não ficam boas de jeito nenhum, porque se você quiser ver a Mona de novo, é só entrar nesse site e digitar (justamente) Joconde e voilà a imagem perfeita! O legal é que esse site também informa realmente todas as informações sobre as obras, no entanto, o rosinha claro do fundo não me agrada nem um pouco. Com um fundo preto, mais agradável e muito bonito, tem a Agence de photo da rmn (réunion des musées nationaux), vale à pena visitar.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire