mercredi 26 août 2009

Xerox informatizado

Antes mesmo da USP ter todas as duas bibliotecas informatizadas, quer dizer, com o controle de empréstimos de livros feito a partir da carteirinha da USP, o xerox da FFLCH já era informatizado.

Diferentemente do "xerox" com o qual estamos acostumados nas universidades de São Paulo, onde você chega e acha o texto que quer na pasta de tal professor, o xerox da FFLCH tem a mesma estrutura mas os pedidos de textos de aulas e professores são feitos a partir de um dos vários computadores disponíveis.

O sistema pede o seu número USP e uma senha (que pode ser facilmente cadastrada com o número USP e o nome) e, então, abre um espaço de trabalho que permite encontrar textos a partir do nome do professor, da matéria ou por uma busca geral. Selecionado o texto, ele pode ainda ser vizualizado e o preço total aparece à esquerda na tela.

Após concluir o pedido, é só pagar (é, faltou a possibilidade de pagar com cartão) e esperar um dos mocinhos trazer seu texto.

Obs. Não posso deixar de comentar que, na França, o local xerox não existe nas faculdades, quer dizer, ele se resume a uma máquina de xerox que deve ser auto-administrada, que eu, por acaso, usei raramente. Será que é porque as bibliotecas deles funcionam melhor?

2 commentaires:

  1. eu também fiquei muito impressionada com a xerox da fflch. perguntei como funcionava: eles escaneiam todos os textos, então nao existem aquelas pastas, como nas outras xerox. tudo está backupeado, se a policia bater la, eles tem tudo em casa guardado, digitalizado. é incrivel, porque na fflch se le muito, trechos e capitulos de diversos livros. não sei como era na França, mas seguramente o esquema de emprestimo de livros é insuficiente para a carga de textos da fflch.

    RépondreSupprimer
  2. pois é, olivis! com certeza seria insuficiente, mas o que acontece na França nos cursos de letras, literatura e afins é que os alunos, no geral, compram os livros. Eles nao sao tao caros pq geralmente sao disponiveis em edicao de bolso, sem contar que o poder aquisitivo do estudante francês é maior que o nosso, principalmente pq alunos um pouco mais "pobres" tem bolsas do governo. E dentro das faculdades é dificil mesmo um serviço de xerox, você tem a maquina e você faz o serviço, quando o Paulo entregou o TCC dele la, ele mesmo teve que encadernar, imprimir, furar e passar o espiral!

    RépondreSupprimer