mardi 18 août 2009

Língua Latina II

Para validar meu segundo ano de Master tive que pegar na USP algumas matérias. Como lá eu era uma das únicas a não saber ou latim ou grego achei que seria simpático se eu tentasse adquirir certas noções. O que quer dizer que um curso Latim I seria ideal. No entanto, como na USP já estamos no segundo semestre, as matérias são sempre "II", já que supostamente passamos pela "I" no primeiro semestre.

Encontrei, então, uma tal "Língua Latina II", que não tinha pré-requisitos: ideal! Pedi como optativa, o Júpiter (sistema da graduação) me deu (o que quase nunca acontece) e lá estava eu matriculada de segunda e quarta das 21h às 23h na FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas).

A FFLCH é bem particular, ou talvez seja a ECA? Mas o fato é que chegar lá e achar a sala onde vai ser o seu curso não é nem um pouco evidente. Você anda, anda, anda (porque lá é enorme) e vê papéis e mais papéis e pessoas e mais pessoas. Depois que você encontra tudo isso e chega, atrasada é claro, na sala, você vê que tudo bem, porque o professor também não chegou e ainda demora justamente porque não achava a sala.

O professor é todo pimpão, cheio de piadinhas e logo quis saber quem era aluno novo. Sim, porque, a maioria estava com um livro verificando onde tinham parado no semestre passado. Para a minha sorte, eu não era a única "aluna nova", porque ou eles vinham da manhã ou eles tinham trancado o curso, talvez eu me enquadre mais na categoria "a única que não nada de latim". Mas a aula foi tranquila, eles leem o texto, e depois localizam adjetivos, verbos e depois traduzem : acompanhável até o momento.

No fim da aula, peguei o nome do livro Reading Latin já pensando que ía ter que achar ele o mais rápido possível em alguma livraria específica, mas não, a FFLCH é cheia dos esquemas. Xerox? que nada! o próprio site da Letras da FFLCH disponibiliza as obras em PDF para download, assim como uma comunidade no orkut. E acabo de descobrir que o site da FFLCH, mesmo se ele é bem feinho, dá pra você achar o curso que você vai fazer e ele mostra em que sala vai ser o curso! Impressionante!

3 commentaires:

  1. Hahah!! Latim!! Massa... Eu tb fiz... 1 aninho soh... Divertido (se bem q nem tanto) mas um tanto quanto inutil. Passei minha vida ouvindo o contrario, mas tive de discordar de todas as pessoas que disseram que um dia eu veria o interesse de tudo isso...

    RépondreSupprimer
  2. Pois é, Mary. Não sei se vai ser útil, não! Ainda mais aqui no Brasil! Mas enfim, já que eu tenho q fazer alguma aula para validar os créditos, acho que está sendo uma opção razoável! hehe

    RépondreSupprimer