dimanche 9 août 2009

Cuide de você SOPHIE CALLE Prenez soin de vous

De volta ao Brasil, algumas pessoas vieram comentar comigo sobre a exposição da francesa do momento aqui em São Paulo : Sophie Calle. Não sei se não me explicaram direito do que se tratava ou se eu não prestei muita atenção, mas o fato é que sabia da exposição mas não sabia bem do que se tratava.

Na verdade até me perguntei algumas vezes do que se tratava, já que ela participou em junho da Flip, o que me fez concluir, sem pesquisar muito, que ela era uma escritora e, então, o que ela estaria expondo?

O que motiva a exposição é um email que Sophie Calle recebeu de seu namorado X terminando o relacionamento com ela. Depois de ter visto o filme Bem-vindo, parece que todas as motivações do homem se justificam pelo amor e o tema começava a me parecer um pouco repetitivo e meloso. Engano meu!

Sophie Calle transforma esse email de rompimento em um divertido trabalho artístico e literário. Ela pede a 107 mulheres uma interpretação profissional para o tal email e o resultado esta apresentado na exposição através de vídeos, retratos e trabalhos feitos em cima do texto de X ou de suportes representativos das profissões (tabuleiro de xadrez, receita médica, palavras-cruzadas, etc.).

Além disso, é legal ver que as profissões ligadas ao texto estão bastante representadas (tradutora, revisora, latinista, escritoras, etc.), fato raro quando a intenção é representar as profissões.

SOPHIE CALLE Cuide de você

De 10 de julho a 7 de setembro de 2009
SESC POMPEIA - Rua Clélia, 93, Pompeia - São Paulo
Tel. (11) 3871 7700
De terça a sábado, das 10h às 21h
Domingos e feriados, das 10h às 20h

De 22 de setembro a 22 de novembro
MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA


4 commentaires:

  1. Nossa, eu vi essa exposição na Bienal de Veneza a dois anos atrás! Engraçado, essas coisas...

    RépondreSupprimer
  2. ahhh, lilia! que viadagem dessa mulher ae... hauha

    RépondreSupprimer
  3. Pois é, Mary! E eu nunca tinha ouvido falar dela na França. Mas vi que lá, ela foi publicada pela Actes Sud e perguntei pra uma amiga, que trabalhou nessa editora no salão do livro de Paris, o que ela achava da Sophie Calle e tals. Mas ela me disse que, apesar de ter vendido uma boa quantidade de livros dela, não conhecia muito ela.

    RépondreSupprimer
  4. Miltinhooo!!! Se você tiver um tempinho vai ver! Tem várias coisas em francês com várias linguagens diferentes, seguindo a linguagem profissional de cada mulher! Mas é verdade que as mulheres são bem parciais e condenam de todas as formas o tal do namorado. hehe

    RépondreSupprimer