dimanche 17 mai 2009

O guia da boa esposa

Minhas aulas começam geralmente entre 9h e 10h30 da manhã, nada mal pra quem já teve que chegar na Armênia às 7h. Mas mesmo assim, é inevitável chegar às 9h e não reclamar do “pra que uma aula tão cedo?” A minha aula desta semana que começou às 9h, teve uma recepção toda especial : na bancada mais perto da entrada do anfiteatro, tinha uma série de papéis, normalmente os suportes de curso que os profs deixam, peguei o meu e fui sentar perto da minha amiga que já mandou um: “Você viu?” se referindo ao tal suporte de curso.

Mesmo se depois a prof explicou que a intenção dela tinha sido mostrar que nem sempre é fácil de encontrar as referências originais de um texto, o que ficou da minha primeira leitura matinal foi certamente uma bela lição de vida que eu acho interessante dividir, segue a tradução de alguns trechos do texto:

O guia da boa esposa (Le guide de la bonne épouse)

. Dê um jeito para que o jantar esteja pronto, é uma forma de lhe dizer que você pensou nele e que você se preocupa com as necessidades dele.
. Esteja pronta, retoque a maquiagem e esteja disponível e atenciosa.
. Arrume a bagunça.
. Reduza todos os barulhos ao mínimo. No momento que ele chegar, elimine o barulho da máquina de lavar ou do aspirador. Tente fazer as crianças ficarem calmas. Fique feliz em lhe ver. Receba-o com um caloroso sorriso e mostre a sinceridade do seu desejo de lhe agradar.
. Escute-o. Deixe ele falar antes, lembre-se que os assuntos dele são mais importantes que os seus.
. Jamais reclame se ele chegar tarde em casa ou se ele sair para jantar ou para ir em outros lugares de divertimento sem você. Não pergunte o que ele fez e nunca questione o julgamento ou a integridade dele. Lembre-se de que ele é o chefe da família e como tal ele exercera sempre sua vontade com justiça e honestidade.
. Assim que ele terminar de jantar, tire a mesa e lave rapidamente a louça.
. Ao que se refere às relações íntimas com o seu marido, lembre-se de seus votos de casamento e se seu marido acha que vocês devem dormir imediatamente, que assim seja. Deixe-se guiar pelos desejos dele e não faça nada para pressionar, provocar ou estimular uma relação íntima.
. Se seu marido sugerir o acasalamento, aceite com humildade não esquecendo que o prazer de um homem é mais importante que o da mulher; assim que ele atingir o orgasmo, um pequeno gemido seu o encorajara e será suficiente para indicar todas as formas de prazer que você possa ter tido.
. Você já pode agora ajustar o despertador de modo que esteja de pé um pouco antes dele de manhã; isso permitira que você deixe a xícara de chá dele pronta assim que ele acordar.

Quem quiser ler o texto na integra em francês é só procurar no google por “Ceci est la fidèle traduction d'un AUTHENTIQUE extrait d'un manuel scolaire d'Economie Domestique anglo-saxon, publié en 1960.”

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire