jeudi 7 mai 2009

Cenas cotidianas

Um dia desses, estava lendo um capítulo do livro do Alberto Manguel (Une histoire de lecture) que falava sobre o interesse que geralmente temos em saber o que uma pessoa (mesmo que estranha a nós) está lendo. Justamente porque o fato de ler um livro, "escolher este livro e não aquele" diz muito sobre uma pessoa.

Estava lendo no ônibus e quando ele chegou no ponto final, eu estava quase no fim do parágrafo e então continuei lendo enquanto me dirigia para o metrô. Num certo momento, reparei que a cabeça da pessoa que andava do meu lado estava abaixo do meu nível de leitura : bizarro, mas ele deve estar arrumando algo no tênis; continuei lendo.

Logo em seguida, na escada rolante, a cabeça apareceu novamente! Quando reparei direito, vi que o monsieur queria ver o que eu estava lendo. Sinceramente, na hora começou a me dar uma raiva : que curiosidade e que invasão de privacidade, precisa enfiar a cara debaixo do livro que eu estou lendo?!

Mas aí me veio na cabeça tudo o que eu estava lendo, ou seja, a curiosa muitas vezes sou eu mesma (mesmo se eu tento ser um pouco mais discreta) : dei um soriso, mostrei a capa do livro e depois voltei pra minha leitura.

4 commentaires:

  1. hahahah! Boa!
    Ai, Lilia... tô reigindo meu mémoire e pensando tanto em vc? (o q ela tinha explicado sobre as fontes com pautinhas, mesmo? ;) ) Vem faire la mise en page, pra mim?

    RépondreSupprimer
  2. hehehehe! Dizem que essas fontes facilitam a leitura, entao geralmente elas sao usadas em textos (livros, por exemplo). Mas, Mary, claro que se você precisar de ajuda ou de conselhos, é so me falar! Se quiser me manda um email!!! =)

    RépondreSupprimer
  3. Uma vez, no metrô , indo pro trabalho, sentei na frente de um professor de filosofia! Descobri isso pescoçando as provas que ele tava corrigindo! Ele deu um 3, um 6 e um 9! Quase perguntei se era sobre 10 ou sobre 20!

    Outra vez, indo pra faculdade, de onibus, tava lendo o "homem duplicado"... dois pontos depois, entra um outro cara e senta do meu lado, lendo, também, o homem duplicado! quase na mesma pagina!

    RépondreSupprimer
  4. sempre q tem alguém lendo no trem eu tento ver o q é.. se por acaso é um livro q eu acho q deve ser bom, eu fico feliz.. heh se é autoajuda ou religião me da uma estranha raiva; e se não consigo ver qual é o livro, fico puto! heh

    RépondreSupprimer